Serviços : Orto-K


Este serviço de alta especialização, desenvolvido pelos nossos Optometristas Licenciados, tem como objectivo acompanhar o novo utilizador de lentes de contacto Orto-K a uma nova realidade e a um novo conceito de correcção visual.

Adaptação e forma de tratamento

Este tratamento está adaptado à forma como o olho está concebido e à sua função, ou seja, devido ao facto da visão se condicionar pela amplitude de curvatura da córnea ou pelo tamanho longitudinal do olho (profundidade ocular), ditando uma visão normal ou ametrope (miopia, hipermetropia, astigmatismo ou prebiopia) a única solução possível seria exercitar a córnea para a amplitude ideal de modo a obter o máximo desempenho visual. Ora, após uma avaliação das necessidades visuais e até mesmo das condições físicas da córnea, tal como a pressão ocular, e conclusão da viabilidade de tratamento, é feito um teste.

O teste de adaptação da lente de Orto-K tem a duração de uma noite, enquanto o paciente dorme. 

Uma vez demonstrada uma resposta positiva ao teste da lente, o paciente está pronto para iniciar o processo terapêutico durante o seu sono. Até ter uma visão perfeita neste processo de correcção ainda deverão ser necessárias 3 colocações, o que leva a que seja necessário durante o período activo o auxilio  de lentes descartáveis/diárias (pode variar de pessoa para pessoa).
Após uma semana o paciente já tem uma visão normalizada e sem o auxilio de qualquer outra lente de compensação.

Durante as primeiras 3 semanas acompanhamos a evolução do paciente e verificamos as necessidades de substituição das lentes caso seja passível. Após estas 3 semanas, o paciente já se encontra capaz e com a lente ideal para prosseguir com o tratamento, cujo acompanhamento se fará mais espaçado.

Casos cobertos pelo tratamento de Orto-K

Indicações de Laboratório:
- Miopias até -4.00 em determinados casos até -6.00;
- Astigmatismo até -4.00;
- Hipermetropia até + 3.00.

Os valores são confirmados após primeira análise optométrica.