» Página inicial » Produtos » Próteses oculares

Produtos : Próteses Oculares

Uma prótese ocular é um implante que preenche o espaço deixado após uma cirurgia, resultante de um trauma ou doença. Pode ser feito de resina sintética, tratando-se de uma prótese acrílica, ou de porcelana, no caso das chamadas próteses de vidro.

Dois tipos de cirurgia podem originar a necessidade da prótese: a enucleação ou a evisceração.
A enucleação consiste na remoção do globo ocular como um todo, incluindo o revestimento fibroso interno, mas preservando os músculos que movem o olho. Geralmente, é colocado um implante ocular esférico para obter um adequado volume e mobilidade. Este implante dura o resto da vida.

A outra técnica cirúrgica, denominada de evisceração, consiste na extração do conteúdo ocular (vítreo, humor aquoso), preservando as camadas externas do olho, mantendo a esclera, a conjuntiva, os músculos que movem o olho, em alguns casos a córnea e todas as outras estruturas da órbita. Para repor o volume perdido, o implante orbitário deve ser colocado cirurgicamente.

O resultado estético das duas cirurgias é semelhante e é complementado com a confeção de uma prótese a ser adaptada ao paciente. Normalmente é recomendado um período pós-operatório de 5 a 6 semanas até dar início à adaptação da prótese ocular para permitir uma correta cicatrização dos tecidos.

 

 

Cada prótese ocular, por causa da sua cor, forma e volume, é única e fundamental tanto no papel estético como na manutenção da cavidade orbital e suas estruturas subjacentes. A prótese é mantida no lugar, no fundo do saco conjuntival, pela pressão das pálpebras e pode ser mais ou menos móvel e seguir os movimentos do outro olho.

A seleção do tipo de material de que é feita a prótese ocular é normalmente deixada ao critério do paciente, salvo algum caso em que o oftalmologista possa ter encontrado intolerância ou rejeição a um dos tipos de material.

A opção por uma prótese ocular de porcelana, normalmente designado por “olho de vidro”, é menos frequente, não por questão de rejeição ao material mas por ser mais suscetível a quebras e ao facto da escolha estar mais limitada ao stock existente relativamente a tamanho e cor.

As próteses acrílicas, hoje em dia feitas de resinas hipoalergénicas de boa tolerância, podem ser muito mais personalizadas tanto no caso de a prótese ser feita por molde como por enchimento. A prótese ocular é feita sob medida para que se adapte ao contorno da cavidade orbital ou do globo ocular corretamente. Tiram-se medições, que incluem a seleção de um pré-molde padrão usado para a cavidade do molde verificando com exatidão o tamanho, a cor da íris e da esclerótica e a densidade de vasos sanguíneos, de forma à prótese ser o mais idêntica possível ao olho natural do paciente e o seu uso ser confortável. Deve ter-se em atenção que o músculo do olho se movimente para que a prótese se desloque em sintonia com os movimentos do outro olho.

No ato da entrega da prótese, é efetuada uma consulta onde se indica o procedimento de colocação e remoção e os cuidados de manutenção a ter com a mesma a nível de higiene e preservação. É recomendável uma visita ao seu protésico semestralmente para proceder a uma limpeza mais profunda da prótese.

A prótese ocular deve ser confortável e, no caso de surgir algum desconforto, o paciente deve contactar o seu protésico ou o seu oftalmologista.