< Voltar a Olhar pela sua saúde
Dra. Patrícia Carrola | Optometrista

Optometria

A optometria é a ciência da área da saúde direcionada ao estudo da visão, baseada na evidência científica, que procura mais e melhores cuidados para a saúde da visão na população. O optometrista é especializado nos cuidados primários de saúde visual e ocular, realiza uma avaliação completa à visão e ao sistema visual. É um profissional autónomo, com formação universitária, que pode trabalhar de forma independente ou em colaboração com equipas mais amplas de cuidados de saúde.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Filtros para computador

Hoje em dia o computador já faz parte do nosso quotidiano, tornando-se mesmo uma ferramenta indispensável em várias atividades, seja a nível profissional, seja a nível pessoal. Dadas as múltiplas funcionalidades que obtemos através do seu uso, muitos de nós acabamos por estar demasiadas horas à frente de um computador nas mais diversas atividades, o que acarreta graves prejuízos à nossa saúde.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Como o tempo frio afeta a sua audição

Durante o Inverno, estamos mais propensos para as inflamações e infeções, como as otites, o que faz com que sejam essenciais alguns cuidados extras para preservar a audição. Desta forma, os nossos ouvidos merecem nesta altura cuidados extra. Estudos indicam que neste período ocorrem cerca de 2/3 do total de otites diagnosticadas ao longo de um ano em Portugal.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Sinais de alerta da Retina

A retina é uma das principais estruturas do olho, sendo a estrutura mais interna e a responsável pela formação de imagens. Na retina dá-se a transformação da luz (estímulos luminosos) recebida pelo olho em estímulos nervosos que, por sua vez, são enviados para o cérebro onde se formam as imagens.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Daltonismo - Dispositivos Óticos de Compensação

Daltonismo é uma alteração da perceção visual caracterizada pela incapacidade de distinguir cores. O daltonismo existe sempre quando o nosso cérebro não recebe informação para descodificar uma determinada cor. Isto fica-se a dever à ausência ou mau funcionamento de um cone (célula foto recetora da retina) ou vários cones.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

Síndrome de Olho Seco

Estima-se que cerca de 10% da população adulta e 18% da população idosa apresente sintomas e queixas relacionados com olho seco. A lágrima tem um importante papel no olho e na qualidade da visão. Regulariza a superfície ocular e assegura a sua nutrição e hidratação, permitindo uma visão com melhor qualidade. É produzida pelas glândulas lacrimais de forma permanente e adicionalmente em resposta a uma irritação ocular ou estado emotivo. Um olho saudável produz constantemente lágrima.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Misight - Prevenção da miopia e resultados

A miopia é um erro refrativo que causa má visão ao longe. Estima-se que a miopia, no ano de 2050, afete a visão e saúde ocular de aproximadamente 5.000 milhões de pessoas em todo o mundo. Em muitas das situações, a miopia deve-se a um alongamento do globo ocular. Surge habitualmente na infância e tende a aumentar com o crescimento. Quanto maior o valor da miopia, mais frágil fica a retina e mais suscetível a desenvolver degenerações e ruturas. Outras complicações associadas a alta miopia são a catarata e o glaucoma.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Aparelhos Auditivos e a pandemia de COVID-19

Com a pandemia recente de COVID-19, diversos comportamentos pessoais e sociais tiveram que ser alterados. Durante esta fase sem precedentes de isolamento social, a comunicação tornou-se essencial para a saúde mental e bem-estar. Seja conversando pessoalmente ou por telefone com um familiar, participando numa vídeo-chamada com os netos ou simplesmente ouvindo televisão ou rádio, a qualidade da audição reveste um papel fundamental para evitar consequências mais graves face ao isolamento social.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Lentes Polarizadas

Se costuma conduzir, certamente já se sentiu encandeado pela luz do sol refletida na estrada, nos para-brisas, no painel de instrumentos, em superfície de água ou mesmo na neve. Estas situações dificultam a condução e tornam difícil a percepção correta dos movimentos, formas e distâncias.
Dra. Patrícia Carrola | Optometrista

Lentes de Contacto Multifocais

Em diversas situações, ouvimos falar que os 50 anos são os novos 40. Esta expressão está fortemente relacionada com o aumento da esperança de vida e a necessidade das pessoas se manterem profissionalmente ativas até mais tarde, o que alterou completamente a forma como olhamos para a idade. No entanto, existem alterações orgânicas que não nos permitem esquecer a idade, como a presbiopia.
Dra. Fátima Figueiredo | Optometrista

Lentes Progressivas Personalizadas

As lentes progressivas são uma ótima solução para quem tem dificuldades visuais a várias distâncias. As zonas de visão de perto, intermédio e longe são incorporadas numa só lente, com suaves progressões entre elas. Ao longo dos últimos anos, a tecnologia evoluiu ao ponto de se conseguirem hoje produzir lentes progressivas personalizadas, feitas à medida de cada pessoa, do seu rosto e da armação que escolher. Estas lentes oferecem ao utilizador o maior campo de visão possível e o maior conforto visual instantâneo. Assim, os portadores terão uma visão mais alargada e demorarão menos tempo a adaptar-se aos seus óculos.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

COVID-19: Recomendações para utilizadores de lentes de contacto e óculos

Pesquisas recentes realizadas por cientistas no Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, comprovam que o uso das lentes de contato é seguro. Apesar dos mitos e desinformação que surgiram nos últimos dias, o uso das lentes de contato continua a ser uma forma segura e altamente eficaz de compensação da visão para milhões de pessoas em todo o mundo.
Dra. Ana Rafaela Direito | Optometrista

Conjuntivite e possível relação com o COVID-19

Existe nos olhos uma membrana muito fina e transparente, denominada conjuntiva, que reveste a superfície externa do olho, a córnea e a parte interior das pálpebras, protegendo-os de substâncias estranhas. Acontece, no entanto, que por vezes esta membrana se irrita ou inflama devido a uma reação alérgica ou à ação de um vírus ou de uma bactéria.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

Próteses Oculares - Uma ajuda bem-vinda (num momento difícil)

Uma situação que leve à retirada de um olho não só significa que existiu um acidente ou uma doença fatal para esse olho como toda a nossa auto-estima fica comprometida.
Dra. Catarina Amorim | Optometrista

DMRI – Degenerescência macular relacionada com a idade

A degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI) é a causa mais comum de perda de visão central irreversível em pacientes idosos. É igualmente comum entre homens e mulheres, sendo mais frequente na raça branca.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Posturologia

Sabia que as suas dores de costas e pescoço podem estar relacionadas com a visão? Também tonturas, vertigens, dores musculares e torcicolos frequentes são alguns dos sintomas do Síndrome do Défice Proprioceptivo.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Retinopatia diabética

O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro e tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre esta doença. A diabetes é uma doença crónica e progressiva, sendo essencial a sua prevenção. Estima-se que afete mais de um milhão de portugueses (cerca de 13% da população portuguesa).
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Comandar os seus aparelhos auditivos

Existem diversos tipos de acessórios para aparelhos auditivos que complementam a sua utilização. Estes acessórios permitem partilhar e usufruir de grandes momentos do dia a dia com elevada qualidade.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Controlo de miopia em crianças

A miopia é considerada uma autêntica epidemia. A nível mundial, estima-se que a prevalência de miopia aumente de 2 mil milhões em 2010 para 5 mil milhões em 2050.
Dra. Fátima Figueiredo | Optometrista

Os seus olhos nas suas mãos

Diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de visão, se detetados atempadamente podem ter resultados satisfatórios. A deteção precoce de patologias oculares é a forma mais eficaz de garantir uma minimização de consequências oculares, evitando quadros clínicos de maior severidade, o que representa um benefício para o paciente.
Dra. Margarida Carvalho | Optometrista

Ortoqueratologia - Visão nítida durante o dia sem óculos nem lentes de contacto

A Ortoqueratologia, ou Orto-K, é uma subespecialidade da contactologia através da qual se adaptam lentes de contacto (LC), permeáveis ao oxigénio de geometria inversa, que induzem uma moldagem na córnea de forma a reduzir ou eliminar defeitos visuais como a miopia, astigmatismo e hipermetropia .
Dra. Sara Castro | Optometrista

Alimente os seus olhos

Existem alimentos que são essenciais para um bom funcionamento da estrutura ocular, no sentido de prevenir ou reduzir problemas oculares associadas a um défice destas substâncias.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Daltonismo - Educar as crianças a ler as cores

O daltonismo deve-se, na maioria dos casos, a uma alteração genética, sendo hereditária e recessiva. Consiste na incapacidade de diferenciar todas as cores ou algumas tonalidades de cor. Isto acontece devido à ausência ou anomalia de células nervosas especializadas (fotorecetores) na nossa retina. Existem dois tipos de fotorecetores - os cones e os bastonetes. Estes são impressionados pela luz e transmitem ao cérebro a cor dos objetos que observamos. No quadro seguinte podemos observar os tipos de daltonismos existentes:
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Primavera e os olhos vermelhos

Estamos na Primavera. Regresso das flores, dos dias maiores e mais quentes... Para muitos é o regresso das alergias, dos olhos vermelhos com ardência e comichão.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista Grupótico

Glaucoma - Uma doença silenciosa

O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, após a catarata, e é a principal causa de cegueira entre os afro-americanos. Trata-se de uma perturbação da dinâmica dos fluídos intra-oculares que determina a sua acumulação e, consequentemente, aumenta a pressão sobre as células nervosas que são fundamentais na nossa visão.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Aparelhos auditivos ou amplificadores auditivos – conheça as diferenças!

Hoje em dia, o mercado encontra-se inundado de campanhas publicitárias que apresentam aparelhos auditivos a preços reduzidos... Mas serão aparelhos auditivos ou apenas amplificadores auditivos? Saiba quais as diferenças e como escolher a melhor solução para si.
Dra. Catarina Amorim | Optometrista

Cataratas - cuidar da sua visão após a cirurgia

A catarata é uma opacificação da lente natural do olho, que ocorre mais frequentemente após os 60 anos. O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Conheça todos os cuidados que deve ter após a cirurgia para garantir uma boa visão.
Dra. Liliana Ferreira | Optometrista

Sabe como os dispositivos eletrónicos afetam a sua visão?

Hoje em dia é frequente ouvirmos falar que os tablet, pc’s, telemóveis e luzes LED são grandes emissores de luz azul. Mas afinal o que é a luz azul e quais as consequências sobre a visão de uma exposição prolongada?
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Ilusão de ótica ou a estranha imagem que confunde o nosso cérebro

Uma imagem publicada inicialmente pela neurocientista Alice Proverbio no Twitter está a criar furor nas redes sociais. Apesar do desenho ser estático, muitas pessoas afirmam ver a imagem a movimentar-se! Saiba o que está por detrás deste fenómeno através da explicação do Dr. Carlos Monteiro – optometrista do Grupótico.
Dr. Tiago Santos | Audiologista

Como escolher o aparelho auditivo mais indicado para si e facilitar a adaptação

Existem muitas opções de aparelhos auditivos no mercado pelo que a escolha pode ser uma tarefa difícil. Muitas vezes, o aparelho mais pequeno não é necessariamente a melhor opção. Conheça os vários fatores que podem fazer com que a opção que inicialmente pensou não seja a mais indicada.
Dra. Patrícia Rodrigues | Optometrista

Como identificar que o seu filho tem dificuldades de visão?

Regresso às aulas é sinónimo do regresso às horas em frente ao computador, dos dias de estudo e de tanta exigência visual nas crianças e adolescentes. Como os problemas de visão podem interferir com o rendimento escolar, não é demais relembrar, neste Setembro, a obrigatoriedade anual de realizar uma consulta à visão do seu filho.
Dr. Carlos Monteiro | Optometrista

Olhos equipados para o desporto

O nosso globo ocular está bem protegido por uma estrutura óssea chamada órbita. No entanto, quando praticamos desporto podemos estar algo vulneráveis, acontecem por vezes situações inesperadas podendo causar traumatismos oculares e consequentemente perdas visuais irreversíveis.
Dra. Sara Castro | Optometrista

Vai conduzir nas férias? Dicas importantes para escolher os óculos ideais

A condução é uma atividade comum em todo o mundo e grande parte da população conduz diariamente. Cerca de 83% dos utilizadores de óculos graduados são condutores, sendo estes os que se debatem com mais dificuldades no momento da condução.
Dra. Ana Margarida Carvalho | Optometrista

Lentes Progressivas - Como saber o momento certo para as usar

Com o avançar da idade é normal que se vão perdendo algumas capacidades que interferem no nosso desempenho diário e tarefas que até aí eram realizadas sem dificuldade, passam a precisar de uma pequena ajuda.
Dra. Rafaela Direito | Optometrista

A importância de proteger os olhos das crianças do sol

O sol faz-nos bem e desempenha um papel determinante em muitos processos que ocorrem na Terra. Quase todos os seres vivos precisam dele para sobreviver.
Fique a par de todas as novidades do Grupótico.
>
Autorizo a utilização dos dados fornecidos nos termos aqui definidos e para os fins expostos. Ver termos e condições